top of page
Divulgação | FCMS

Centro Cultural promove aulas de dança gratuita para adolescentes e adultos


O Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio do Programa Educativo está com inscrições abertas para a oficina “Dança para todos”, direcionada para pessoas a partir de 14 anos com ou sem experiência e serão ministradas pelos professores Marcos Mattos e Ralfer Campagna. As aulas são gratuitas e têm inicio a partir de 17 de abril, das 15h30 às 18 horas e vão até agosto.

A oficina “Dança para todos” tem um diferencial, pois será ministrada por dois profissionais, artistas da cena, em diferentes estágios de experiência, promovendo vivências únicas e que vem ao encontro de uma formação mais rica e plural, e tem por objetivo criar um processo de iniciação, conexão e posterior aperfeiçoamento e aprofundamento entre as danças urbanas e a dança contemporânea por meio de seus métodos e técnicas. Além de trabalhar e desenvolver o processo de “criação e improvisação” atrelando a essa prática, as teorias e experimentações de Rudolf Laban e suas análises de movimento.

“Com isso, buscamos desenvolver novas possibilidades de percepção e construção do movimento, sendo uma experiência que auxilie a ampliação do campo perceptivo de cada participante para novas leituras de mundo, sensibilizando e aprimorando suas potencialidades através de exercícios e estudos corporais, contribuindo para uma formação crítica, humana e cidadã”, explica Mattos.

Ministrantes – Marcos Mattos é artista da dança, bacharel e licenciado em Educação Física, pós-graduado em Dança. Diretor e coreógrafo da Cia Dançurbana, interprete criador da Ginga Cia de Dança e Conectivo Corpomancia, diretor do espetáculo “Matiilha”. Membro do Colegiado de dança nacional, representando Mato Grosso do Sul na área de produção cultural, integrante do Colegiado Municipal e estadual de Dança. Atua como arte educador há mais de 10 anos em pontos de cultura, escolas e projetos livres de dança. Produtor cultural na empresa Arado Cultural.

Idealizador de importantes festivais e encontros de dança como: Dancidades: Dança e cidadania; Cerrado abierto – Mostra de danças contemporâneas; Urbandance – Encontro de danças urbanas e Festival Dança Três. Participou de importantes projetos nacionais, como Palco Giratório, Amazônia das artes, circulando com espetáculos por mais de 50 cidades. Atualmente compõe a equipe de profissionais que desenvolve o projeto Dramaturgias em dança, respectivamente realizados pelo Sesc Nacional.

Ralfer Campagna é Artista da dança, graduado na área da Educação Física (Licenciatura – UFMS) com pesquisas sobre dança e corporeidade. Bailarino e intérprete criador da Cia Dançurbana, Ginga Cia de Dança e Conectivo Corpomancia, onde participa de iniciativas na formação e difusão da dança. Idealizador do projeto Plataforme-se, programa de produção em dança a partir dos diversos processos de relação entre corpo, câmera e cidade.

Iniciou sua atuação na dança em 2009 no Grupo Expressão de Rua, grupo proveniente de projeto social que trabalha com as danças urbanas. Em 2010, integrou a Cia Dançurbana a qual faz parte até hoje. Participa como intérprete criador do Conectivo Corpomancia no projeto Sem Cêrimonia: Ser Cidade (2014) e na Ginga Cia de Dança no projeto Se Você Me Olhasse Nos Olhos (2013). Já participou do projeto Palco Giratório 2014, circulando por 43 cidades do país com a Cia Dançurbana. Em 2017 idealizou o projeto Plataforme-se, plataforma de produção em dança que dialoga com o audiovisual, a qual dirigiu o espetáculo-intervenção Deriva.

Já ministrou aulas de danças urbanas na Casa de Arte Dançurbana (2012), no Movimente Espaço de Danças (2015), no Projeto Happy Hop (2016) e no Projeto Arte e Cultura pela Secretaria de Educação do Município – SEMED (2017).

Cronograma das aulas: Somente no mês de abril haverá uma programação especial, com datas e horários diferenciados.

Abril: 17, 19, 24 e 26 das 15h30 às 18h, 21 e 28 das 15h às 18h;

Maio: 03, 08, 10, 15, 17, 22, 24 e 29 das 16h às 18h;

Junho: 05, 07, 12, 14, 19, 21, 26 e 28 das 16h às 18h;

Julho: 03, 05, 10, 12, 17, 19, 24 e 26 das 16h às 18h

Agosto: 02, 04, 07, 08, 09, 11, 14 e 15 das 16h às 18h.

Serviço – As inscrições acontecerão a partir de 10 de abril, de terça a sexta das 8 às 14 horas, os interessados deverão se dirigir ao CCJOG que fica localizado na rua 26 de agosto, 453 – centro, munidos de cópias do RG e CPF, no caso de menores de idade deverão vir acompanhados dos pais ou responsáveis e apresentar a mesma documentação. O curso terá certificado e oferecerá 20 vagas, excedendo o número de vagas será criada uma lista de espera. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.

Texto: Jefferson Benício – Centro Cultural José Octávio Guizzo

Foto: Reginaldo Borges

0 comentário

 ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  #EUsouMS Entrevista: Descubra arte com a Galeria MEIA SETE

#EUsouMS POSTS-4.png
bottom of page