O Ministério da Saúde habilitou os 10 novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para a Santa Casa de Corumbá. A Portaria N.º 1.211 foi assinada pelo ministro Nelson Teich e publicada no Diário Oficial da União no último dia 12. Na mesma portaria, o SUS estabelece o repasse de R$ 1.440.000,00 (um milhão, quatrocentos e quarenta mil reais) para combate ao novo Coronavírus na cidade.
Os leitos de UTI habilitados pelo Ministério são do tipo II – Adulto, que conta com uma equipe multiprofissional composta por um médico responsável técnico, um médico rotineiro, um médico plantonista, um enfermeiro coordenador, um enfermeiro rotineiro, um enfermeiro plantonista, um fisioterapeuta responsável técnico, um fisioterapeuta plantonista, fonoaudiólogo, psicólogo, técnicos de enfermagem (no mínimo 1 para cada 2 leitos em cada turno), auxiliares administrativos e funcionários exclusivos para serviço de limpeza.
“Essa etapa de homologação pelo Ministério da Saúde é importante, pois significa que a Santa Casa vai receber recursos federais para manutenção desses novos leitos. Esperamos não precisar utiliza-los, mas estamos prontos caso seja necessário”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes, destacando também as outras ações realizadas pela Prefeitura, com apoio de diversos parceiros, para prevenir a população contra o Covid-19.
“Já publicamos diversos decretos visando a segurança da população. Temos que agradecer aos deputados estaduais, Evander Vendramini, Antônio Vaz, Contar e Jamilson Name pelas emendas parlamentares, utilizadas no enfrentamento ao COVID e ao nosso Governador Reinaldo Azambuja pela atenção dispensada na formatação destes leitos, e de outros que ainda estão em andamento”, completou o prefeito.
Para o presidente da Junta Interventora que administra a Santa Casa, Eduardo Iunes, esses novos leitos dão mais segurança à população e aos servidores da Santa Casa. “Temos uma boa estrutura montada para combater essa doença. É importante também destacar que esses equipamentos permanecerão na cidade, mesmo após essa pandemia passar”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde de Corumbá, Rogério Leite, observou que a formatação e homologação dos novos leitos são resultados de “trabalho em conjunto Secretaria Municipal de Saúde, da secretaria Estadual, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Mato Grosso do Sul (COSEMS) em prol do fortalecimento da estrutura dos municípios para o enfrentamento ao Covid-19”.
Décadas
Segundo o diretor-técnico da Santa Casa de Corumbá, Manoel João Costa, há décadas a cidade não recebia novos leitos de UTI. “Já tem mais de 30 anos. Quando ganhamos a atual UTI, simplesmente transferimos os leitos antigos que tínhamos. Agora foi homologado mais 10 leitos”. O médico ainda agradeceu o Poder Judiciário, na pessoa do juiz de Direito André Monteiro, que doou uma quantia de quase R$ 200 mil para o hospital de Corumbá.
O valor doado está viabilizando a ampliação da rede de oxigênio para os setores B-2 e B-7. Os dois serão exclusivos para atendimento ao Covid-19. Atualmente, o B-4 é o espaço reservado para os doentes com o novo Coronavírus.
“Estamos com a expectativa de que essa UTI, quando a Covid-19 for embora – e isso vai acontecer logo, se Deus quiser – ele vai continuar aberto porque o CTI antigo já não atende mais a população corumbaense”, completou Manoel João, lembrando que a cidade agora conta com 22 leitos de Terapia Intensiva.
Por: Rodrigo Nascimento para a Prefeitura de Corumbá