O centro cultural Casa de Ensaio comemora 25 anos de atuação contínua em Campo Grande. Projeto idealizado por Laís Dória e Artur Monteiro de Barros, em 1996, a Casa, como é carinhosamente chamada, se desenvolveu como um centro cultural, com programas voltados para arte transformação social, atingindo um sem número de participantes, seja com o curso “Brincaturas e Teatrices”, carro chefe das ações da instituição, que oferece um programa de oficinas artísticas para crianças e jovens de diversos bairros da capital, ou pelos outros tantos projetos realizados ao longo das duas décadas e meia de atividades: cursos, formações, festivais, atos artísticos, rodas de discussões, oficinas e muito mais.
Consolidada como umas das principais formadoras de público do estado, com um legado marcado por inúmeras histórias de vida, dos tantos alunos que fizeram parte de suas produções e que hoje atuam em diversas áreas da sociedade: professores, médicos, cineastas, bailarinos, que agora reconhecem a importância das experiências legadas pela instituição. Com uma pedagogia específica, desenvolvida por sua idealizadora, ao longo de muitos anos de estudos e registrada em dissertação na Universidade de São Paulo, o projeto “Brincaturas e Teatrices” propõe a aproximação entre as linguagens artísticas para a construção dos processos educacionais e dos seus desdobramentos teatrais. As artes "emendadas", como chama Laís Dória, é uma articulação processual entre teatro, dança, canto, percussão, literatura e artes visuais, que aglutinam as potências e o revertem em processos de educação e criação coletivos.
Entre os principais números da nossa trajetória institucional estão:
Realizamos 18 peças teatrais, com a participação de aproximadamente 5 mil alunos.
Exibimos nossas produções para cerca de 100 mil pessoas, das quais muitas tiveram a oportunidade de ir ao teatro pela primeira vez.
Mais de 15 mil crianças e adolescentes estudaram na Casa durante seus 25 anos de atividades.
Atendemos em média 70 alunos anualmente, por meio do programa de arte transformação “Brincaturas & Teatrices”.
Esses alunos moram em aproximadamente 54 bairros diferentes da capital de MS, provenientes de aproximadamente 50 escolas (90% públicas e 10% particulares).
Produzimos mais de 50 ações entre festivais, carpet shows, atos artísticos, espetáculos e brincatos. Todos eventos gratuitos e abertos à comunidade.
Possuímos um livro publicado chamado “Casa de ensaio” , um Caderno de ensaio e diversos registros em trabalhos acadêmicos de conclusão de curso (graduação) e de pós-graduação (lato e stricto sensu).
As montagens são livres adaptações, traduzidas para a realidade regional, de clássicos de autores consagrados como Maria Clara Machado, Shakespeare, Miguel de Cervantes, Molière, Brecht e Manoel de Barros.
Live de aniversário:
11 de maio de 2021, às 19h.
O link do zoom será disponibilizado nas redes sociais da instituição.
Programação:
Video Mapping criado pelo Coletivo Algo+ritmo (UFMS)
Edu Brincante com poesias de Manoel de Barros
Lilian Caramuja
Marta Ceu
Jose Jara e Camila Nantes
Luane Ferraz
Cia Dançurbana
entre outros artistas e colaboradores
Comments