Especialistas mostram opções para quem está em dúvida do que fazer para celebrar a data
Em tempos de pandemia, comemorar o Dia dos Pais vai exigir boas doses de criatividade por parte dos filhos e a cozinha pode ser uma alternativa. Segundo pesquisa realizada pelo IPF/MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio), 79% dos entrevistados disseram que vão optar por comprar ingredientes para fazer a refeição em casa e poder aproveitar a data ao lado de seus pais. Pensando nisso, o Clube Gourmet do Shopping Campo Grande gravou uma série de vídeos com chefs da Capital, que ensinam receitas fáceis e práticas para serem feitas no conforto do lar durante o mês dedicado aos pais.
Uma das convidadas para a ação foi a chef de cozinha Ana Oliveira, que traz duas opções de pratos simples, porém, apetitosos ao paladar. Um deles é o famoso arroz de forno cremoso, que feito a base de alho poró, frango, presunto em cubos, queijo parmesão ralado, abobrinha, molho de tomate e creme de leite fresco. Já a outra opção é a costelinha suína com crosta e geleia de abacaxi*, uma receita um pouco mais trabalhosa, mas que não tem mistério.
Ana explica que a idéia é mostrar para quem não sabe cozinhar ou não tem muita prática, que é possível inovar e arriscar a fazer algo diferente, principalmente quando se trata de uma comemoração como o Dia dos Pais. “A intenção é trazer sabor, baixo custo e praticidade, sem perder a elegância dos pratos, e ainda com aquele toque gourmet que promete surpreender não só o paladar, mas os olhos”, garante.
O chef Adriano Gomes, da Camicado do Shopping Campo Grande, também gravou sua participação com outras duas receitas. Uma das propostas apresentadas pelo culinarista é uma carne que pode ser acompanhada por diversas outras receitas: maminha assada com cerveja escura. O outro palpite para o grande dia é o Quiche Caprese, opção pensada para pais e filhos que estão fazendo a quarentena juntos e, consequentemente, poderão topar o desafios de se ajudarem na missão de elaborar essa deliciosa torta. “O desafio está lançado”, brinca.
Ele ressalta ainda, que, neste momento de isolamento social, onde muitos pais e filhos passam o dia longes um do outro, a gastronomia pode ser um fator de união. “Os filhos poderão colocar a mão na massa e enviar o prato por delivery, por exemplo, caso não possam estar juntos fisicamente”, sugere o especialista.
Os vídeos, com as receitas completas, serão postados ao longo do mês de agosto no canal do Shopping Campo Grande no Youtube (http://youtube.com.br/shoppingcampogrande), e também poderão ser conferidos nas redes sociais, como o Instagram (@shoppingcampogrande), ou no Facebook (https://www.facebook.com/ShoppingCampoGde/).
*Costelinha suína com crosta e geleia de abacaxi
INGREDIENTES
1 peça de costela de porco (cerca de 1,5 kg)
⅓ de xícara (chá) de castanha-de-caju
¼ de xícara (chá) de geleia de abacaxi
1 xícara (chá) de vinho branco
2 cebolas
4 dentes de alho
3 ramos de alecrim
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de fazer:
Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
Retire o excesso de gordura da costelinha Caso sua assadeira seja pequena, corte a peça ao meio, no sentido da largura – faça o corte entre dois ossinhos para facilitar.
Tempere os dois lados da costela com sal e pimenta. Numa assadeira grande, coloque 5 galhos de alecrim e disponha a peça sobre as ervas, com o lado da carne para cima.
Bata a castanha-de-caju no processador ou liquidificador até formar uma farofa grossa, reserve. Ainda no processador nem precisa lavar), bata 1 dente de alho com ½ colher (chá) de sal até formar uma pasta. Junte a geleia de laranja e misture bem.
Com uma colher, espalhe a geleia temperada sobre a costela e salpique a castanha-de-caju. Leve ao forno para assar por cerca de 25 minutos, ou até dourar. Enquanto isso, corte as cebolas em quartos, passando a faca pela raiz e descasque - dessa forma os gomos ficam unidos. Descasque os dentes de alho
Retire a assadeira do forno e diminua a temperatura para 160 ºC (temperatura baixa). Distribua os gomos de cebola e dentes de alho ao redor da costelinha, e tempere com sal e azeite. Regue a assadeira com o vinho e cubra com papel alumínio. Volte ao forno e deixe assar por mais 1 horas, até a carne ficar bem macia. Retire do forno e transfira a costela para a tábua. Corte em ripas e sirva com a cebola, os dentes de alho e o molho que se formou na assadeira.
Comments