Natural de Recife (PE), o cantor e compositor Felipe S chegou ao edital Aceleração Musical LabSonica 2.:.0 Toca do Bandido com dois discos solo lançados de forma independente na bagagem. Como vocalista da banda pernambucana Mombojó, já se apresentou em diversos festivais nacionais e internacionais. Felipe S também é integrante da banda Del Rey e colaborou nos projetos de artistas como Lula Queiroga e Ayrton Montarroyos.
Dia 24 de fevereiro, o cantor e compositor lança o single “Longe do medo”, gravado no estúdio Toca do Bandido, durante a segunda edição do edital. “A minha música tem muito a marca da diversidade que o mangue beat proporcionou. Nos ensinou a apreciar projetos muito diferentes, como Devotos, banda de punk rock do Alto Zé do Pinho, e Mundo Livre, que faz uma mistura de samba com experimentação. Essa característica também moldou a música que eu faço”, pontua Felipe S.
Produtor musical, sócio do estúdio Toca do Bandido e do selo Toca Discos, Felipe Rodarte conta mais sobre o trabalho com o pernambucano: “O Felipe já tem uma história musical e o que a gente buscou foi dar passo à frente, sem deixar pra trás que ele já vem construindo tão bem. Nesse novo momento do mundo virtual ele se posiciona muito bem, cria conteúdos novos e está antenado.”
Sobre o single, o artista pernambucano conta mais: “’’Longe do medo’ é uma música que eu escrevi para minha filha, uma mensagem de confiança pra ela. Para a letra, eu imaginei a descrição de uma trilha no meio da natureza e fiz um paralelo com os caminhos da vida. Quis deixar a música mais longa e mais fluida. Uma viagem dentro da canção, que começa num maracatu e deságua num samba rock”. Felipe S ressalta que a capa do é do designer pernambucano Rafael Oli e anuncia novidades: “A música terá um videoclipe filmado em super8, todo rodado entre o Carnaval de Recife e Olinda”.
O edital Aceleração Musical LabSonica 2.:.0 Toca do Bandido recebeu mais de 500 inscrições, de várias regiões do país. Os seis finalistas participaram de workshop de planejamento estratégico, SongCamp no estúdio Toca do Bandido, pitching e mentorias individuais promovidas por especialistas do mercado. ”O LabSonica foi uma oportunidade muito grande de aprender coisas sobre o mercado da música, sobre gerenciamento de carreira. Eu comecei há muito tempo, aos 18 anos: tenho 39 e muita coisa mudou. É como se fosse uma atualização de sistema. Aprendi várias coisas e atualizei o que eu já sabia. No quesito aprendizado, foi a maior oportunidade que tive na vida”, finaliza Felipe S.
O projeto tem patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, patrocínio da Oi, com apoio cultural do Oi Futuro e realização da Toca do Bandido.
“Longe do medo” chega às plataformas dia 24 de fevereiro via Selo Toca Discos, com distribuição da Altafonte.
Ficha Técnica:
Vocal e guitarra: Felipe S
Bateria: Arquétipo Rafa
Percussão: Homero Basílio
Contrabaixo: Pedro Dantas
Guitarra/violino: Felipe Pacheco
Percussão: Homero Basílio
Sobre o Oi Futuro
O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social, atua como um laboratório para cocriação de projetos transformadores nas áreas de Educação e Cultura. Por meio de iniciativas e parcerias em todo o Brasil, estimulamos e conectamos indivíduos, organizações e redes para a construção de um futuro mais potente, com mais inclusão e diversidade. Na Cultura, o Oi Futuro mantém um centro cultural no Rio de Janeiro, com uma programação que valoriza a convergência entre arte contemporânea e tecnologia. O espaço também abriga o MUSEHUM – Museu das Comunicações e Humanidades, com acervo de mais 130 mil peças. Há 18 anos o Oi Futuro gerencia o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, que seleciona projetos em todas as regiões do país por meio de edital público. Desde 2003, foram mais de 2.500 projetos culturais apoiados pelo Oi Futuro, que beneficiaram milhões de espectadores. O instituto também criou e mantém o LabSonica, laboratório de experimentação sonora e musical, sediado no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, que oferece infraestrutura necessária para que bandas, músicos, produtores, pesquisadores da arte sonora, gravadoras independentes, desenvolvedores e outros talentos realizem seus projetos sonoros e viabilizem produções independentes.
Sobre a Toca do Bandido
Mundialmente conhecido, o estúdio Toca do Bandido reúne equipamentos de áudio de ponta, com destaque para a coleção fabulosa de guitarras. Foi o único da América Latina a integrar a lista dos 12 estúdios icônicos do mundo. Ao longo de sua história, que completa 20 anos em 2022, já são mais de 80 mil horas de estúdio, 400 álbuns gravados, 50 indicações ao Grammy e mais de 30 prêmios conquistados.
Na Toca foram gravados álbuns fundamentais da música brasileira, de artistas como Lenine, Gilberto Gil, Maria Rita, Raimundos, O Rappa, Maria Gadú, Nando Reis, Milton Nascimento, Vanessa Da Mata e Baco Exu do Blues, entre muitos outros. O estúdio foi locação para vários programas musicais da TV, como "Geléia do Rock” (Conspiração Filmes/Multishow), “Studio 66’ (Urca Filmes/Canal Brasil), “Devassa - Encontros Tropicais (Iza, Carlinhos Brown e Larissa Luz), além de ser o representante brasileiro no projeto Converse Rubber Tracks, que levou bandas a estúdios emblemáticos ao redor do mundo, como o Abbey Road, em Londres, e o Hansa Tonstudio, em Berlim.
Foto: Marcos Hermes
Kommentare