A dança vai invadir a cidade de Três Lagoas em junho.
Samba de gafieira, ballet clássico e danças brasileiras são os estilos de dança que estarão presentes nas oficinas do Festival Dança Três – 4a edição, que acontece de 02 a 05 de junho, em Três Lagoas-MS. Junto as oficinas, o Festival também traz uma residência artística, que ao final, compartilhará com o grande público o resultado dessa experiência. Todas as ações são gratuitas e as inscrições vão até 25 de maio.
O Festival está sendo realizado pela Arado Cultural, produtora cultural de Campo Grande-MS, com o incentivo do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC/MS), da Fundação de Cultura de MS (FCMS), do Governo do Estado de MS e, com o apoio da Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Três Lagoas e, da Prefeitura Municipal de Três Lagoas.
Sediado em Três Lagoas, região de fronteira entre MS e São Paulo, o Festival visa aproximar a fronteira, incentivar fluxos e canais de comunicação entre esses dois estados por meio da dança. Para além da fruição estética, o que se quer é gerar ambiente favorável à troca de experiências. Aberto para todos os estilos e técnicas de dança, o evento é estruturado em três frentes de atuação: Fronteira, Formação e Fazer Artístico, nas quais se inserem diferentes ações: Mostra Profissional (com companhias e grupos profissionais convidados), Mostra Aberta (com artistas e grupos amadores selecionados por meio de Edital), oficinas, rodas de conversas e intervenções urbanas.
Samba, Ballet e Danças Brasileiras!
Com a oficina ´Samba de Gafieira Básico´, os professores Juliano Candia Pedrozo e Anderson Santos Peres, da Luminis Cia de Dança (MS), propõem apresentar os passos básicos do samba de gafieira (peso, relação com o chão, balanço, giro do balanço, quadradinho, gancho, tipos de abraço, entre outros) e, por meio deles, conversar a respeito dessa manifestação que é considerada patrimônio cultural imaterial do Brasil. A oficina ´Ballet Clássico´ será de nível intermediário, para alunos de dança que queiram aprimorar sua técnica no método cubano com Rudy Candia, professor da Companhia de Dança do Pantanal (MS).
Na oficina ´Improvisação a partir das Danças Brasileiras´, Maria Eugênia Tita (SP), dançarina e pesquisadora das danças tradicionais, vai mostrar que: “Dançar não é apenas a reprodução de movimentos e sim um mergulho no próprio corpo, nas descobertas de suas possibilidades e limites. Partindo das referências das danças brasileiras, com seu caráter de brincadeira e atenção, vamos utilizar alguns recursos corporais oferecidos por elas trabalhando sempre na construção do corpo criativo e singular capaz de se expressar em diferentes contextos cênicos”.
Já a residência ´Eu pulo bloco, e você?´, com a multiartista Ana Carolina Mundim (CE), visa produzir experiências corporais a partir do estudo de dispositivos de improvisação em dança e o desenvolvimento de um processo criativo coletivo, que atravessa a temática do corpo-festa. A principal ideia é sensibilizar o grupo a encontrar um estado de festividade coletiva, que produza um espaço democrático de resistência social e afetiva. As aulas contarão com o compartilhamento de frases de movimento, estímulos de improvisação e uma composição coletiva a ser apresentada em espaço público ao final da residência.
As oficinas serão realizadas nos dias 03 e 04 de junho, das 14h às 16 horas e, a residência nos dias 03 e 04 de junho, das 14h às 17 horas e, no dia 05, das 8h às 11 horas. Todas as ações serão no Departamento de Cultura. Cada participante poderá escolher somente uma oficina ou a residência. Haverá certificado para aqueles que tiverem 100% de participação.
Serviço: as inscrições para as oficinas e para a residência do Festival Dança Três são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 25 de maio por aqui. Mais informações na página Festival Dança Três no Facebook, no Instagram ou pelo blog.
Realização:
Arado Cultural
Apoio Cultural:
Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Três Lagoas
Prefeitura Municipal de Três Lagoas.
Investimento:
Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC/MS)
Fundação de Cultura de MS (FCMS)
Governo do Estado de MS
Texto: Isabela Ferreira / Reconta Conteúdo
Fotos: Vaca Azul
Commentaires