Para ampliar o acesso à moda, Vult e Dendezeiro levam estudantes para a maior passarela fashion da América Latina
- eusoums
- há 4 dias
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Universitários da UNIFACS e da UFMS tiveram a oportunidade de vivenciar de perto o maior evento de moda do país em uma iniciativa que também destaca o movimento #RespeitaMeuCapelo, reforçando a valorização da identidade e da educação
Apesar do aumento de estudantes negros em universidades — 400% a mais nos últimos 17 anos, segundo o Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Brasília (UnB) —, o capelo ainda não atende à diversidade de cabelos da população brasileira, gerando desconforto e ações pouco inclusivas. O movimento #RespeitaMeuCapelo, idealizado pela marca baiana Dendezeiro em parceria com a Vult, nasceu como um manifesto de orgulho e resistência, exaltando a conquista acadêmica de jovens negros como símbolo de transformação social.

Criado para ressignificar o uso do capelo — tradicionalmente associado às formaturas — como um marco de identidade, pertencimento e resistência, o movimento levou para o maior evento de moda da América Latina em 2024, modelos que usaram o acessório de forma repaginada, adaptado aos diferentes tipos de cabelos, sobretudo crespos e cacheados, e destacou a importância de uma perspectiva mais diversa e plural para a moda.
Neste ano, a ação se expande para além das passarelas. Pela primeira vez, a Vult e a Dendezeiro convidam estudantes universitários da UNIFACS (uma das maiores instituições de ensino superior da Bahia) e da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para viver a experiência de acompanhar de perto os bastidores e o desfile da marca agênero baiana.
“Com a iniciativa queremos celebrar a potência da educação, a importância da trajetória acadêmica de jovens e a valorização de suas identidades”, ressalta Rony Santos, Gerente SR de Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário.
Desfile Dendezeiro: o Norte em foco e a beleza inclusiva
A nova coleção da Dendezeiro, Brasiliano 2 amplia o diálogo iniciado com o sertão nordestino, explorando agora as nuances do Norte, suas tradições, cores e formas únicas, criando um encontro entre a força da brasilidade e a riqueza amazônica.
Vult se une a esse momento não apenas como apoiadora da beleza diversa, mas como uma marca que acredita no poder da representatividade e da educação para transformar realidades. Por isso, a marca de beleza evidencia a presença de estudantes nordestinos no desfile. “Queremos que esses jovens talentos se percebam refletidos nas passarelas, nas criações e nos bastidores, ocupando espaços de visibilidade e pertencimento. Acreditamos que esse encontro com a moda e com suas raízes pode inspirar novas trajetórias e abrir caminhos no universo da beleza, da criatividade e da autoestima”, pontua o executivo.
A maquiagem das modelos reforçou o diálogo com a coleção inspirada no Norte, explorando a beleza natural e criando um encontro com a essência da brasilidade. Para a ocasião, a marca de beleza levou também a sua primeira linha de maquiagens de alta duração, Super Fix, que foi lançada para acompanhar a rotina intensa da mulher brasileira, entregando longa duração e resistência.
“Essa parceria com a Dendezeiro reforça a estratégia de Diversidade do Grupo Boticário, que se dedica ao desenvolvimento de ações cada vez mais inclusivas. A iniciativa está alinhada à nossa premissa de fomentar o empreendedorismo e promover encontros entre criatividade, educação e pertencimento, reafirmando nosso compromisso por uma sociedade mais inclusiva, potente e transformadora” finaliza o Gerente SR de Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário.
Sobre a Vult
Vult é uma marca brasileira que nasceu em 2004. Com diversos pontos de venda e canais espalhados por todas as regiões do país, a marca prevê uma acelerada expansão e projeta dobrar de tamanho. Conta com portfólio completo de produtos para maquiagem, cuidados pessoais, esmaltes, pincéis e acessórios. Antenada às grandes tendências, Vult é uma das líderes no mercado de beleza no Brasil, com produtos desenvolvidos sob os melhores padrões de qualidade e a preços acessíveis. Um dos propósitos da marca é potencializar a ascensão de mulheres brasileiras com o projeto 220 Vults, que capacita e leva a beleza como instrumento de emancipação econômica para as mulheres periféricas.
Desde 2018, Vult passou a integrar o portfólio de marcas consagradas do Grupo Boticário, um dos dez maiores varejistas do Brasil.
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