Aquele gostinho de café da tarde na casa da avó! A Cueca Virada é um dos doces mais tradicionais nas famílias brasileiras. Sua origem data do século XIX e chegou no nosso país pelos imigrantes italianos que consideravam a receita um “Doce de Carnaval”.
Isso acontecia porque os italianos jejuavam no período entre o carnaval e a páscoa. E a última quinta-feira antes do carnaval era chamada de “quinta-feira gorda”, a última chance de comer antes do período de jejum. A cueca virada era uma das atrações deste dia.
Na Itália o doce é conhecido como grostoli, grostói e chiacchiere. No Brasil o doce recebeu o nome de Cueca Virada ou Cavaquinho, ambos fazem referência ao seu formato.
Confira agora a receita que o #EUsouMS preparou para vocês:
Massa:
800g de farinha de trigo
4 ovos
1 xícara de leite
1 xícara de açúcar
2 colheres de fermento
2 colheres de cachaça
1 xícara de óleo (para a massa)
1 colher de chá de sal
Cobertura:
Açúcar refinado
Canela em pó
Modo de fazer:
Misture primeiro os ingredientes secos em uma vasilha: farinha, fermento, açúcar e sal. Após isso bata os ovos levemente com o auxílio de um fouet e acrescente na massa. Então acrescente o leite, o óleo e amasse até dar liga. Acrescente o trigo até a massa ficar homogênea e dar ponto de enrolar. A massa não pode ficar dura, o ponto ideal é quando ela está desgrudando das mãos.
Abra a massa em uma superfície, previamente polvilhada com farinha, com o auxílio de um rolo. Recorte a massa em retângulos e faça um corte central. Após cortar passe uma das extremidades por dentro do corte central.
Depois de cortar e enrolar as cuecas viradas, frite-as em uma panela com o óleo quente. Retirando da panela coloque em uma travessa com papel toalha para secar bem a gordura. Após isso em uma outra travessa acrescente o açúcar e canela e misture.
Após isso coloque as cuecas viradas na travessa e misture. Retire o excesso de açúcar e a sua cueca virada está pronta.
コメント